SABE

REDE DE BIBLIOTECAS DE ESPINHO


A existência no Concelho de Espinho de uma Biblioteca Municipal na Rede Nacional de Leitura Pública, à qual estão agregadas bibliotecas escolares, detentoras de software para produção de registos bibliográficos e produção de catálogo conjunto, impõe a necessidade de uma rede de Bibliotecas que tem como núcleo central a Biblioteca Municipal e um trabalho em rede que se pretende implementar para uma otimização dos recursos existentes. À Biblioteca Municipal caberá, desta forma, a responsabilidade de funcionamento da referida rede e a cooperação entre todos os elementos envolvidos através do SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares).
Apesar da cooperação existente, este projeto pretende colmatar algumas lacunas já diagnosticadas e que se prendem com a interligação entre os intervenientes de algumas das bibliotecas, nomeadamente nas escolares, quer na uniformização de critérios, quer na racionalização de recursos técnicos existentes, quer ainda no empréstimo inter-bibliotecas.
A implementação de ações de formação e desenvolvimento das literacias faz, igualmente, parte de um dos objetivos a atingir.
A implementação da Rede de Bibliotecas de Espinho pretende assim otimizar a cooperação entre as mesmas, racionalizando custos, incentivando a troca de recursos e à  realização de iniciativas conjuntas a nível da:
-  in-formação;
- dinamização sócio-cultural e animação e promoção da leitura ;
- uniformização de critérios em todos os procedimentos técnicos;
- criação de um cartão único;

Objectivos gerais:
-optimizar os recursos humanos e materiais das diferentes bibliotecas;
-criar condições objetivas de autonomia e de desenvolvimento pessoal da comunidade espinhense, a nível da leitura e da informação;
- reforçar o papel da biblioteca enquanto indutora de práticas de inovação e partilha.

Objectivos específicos:
-Criação de catálogo comum;
-Proceder ao empréstimo inter-bibliotecas através do Cartão Único;
-Formar e motivar os intervenientes envolvidos neste projeto para a utilização dos diferentes módulos do programa de informatização documental;
-Desenvolver ações conducentes à formação e ao desenvolvimento de competências do utilizador/leitor.

Este processo visa a simplificação, a desburocratização e o acesso mais fácil à informação por parte dos utilizadores de todas as bibliotecas, para além de um maior e mais rápido acesso à informação tratada, quer a digital, quer a impressa. Aumento do número de utilizadores e leitores. Economizar custos e rentabilizar os recursos existentes.
A Rede de Bibliotecas de Espinho, tem por finalidade apoiar, incentivar e desenvolver as bibliotecas, aumentar a eficácia no apoio ao leitor, aumentar a oferta dos fundos, deve ser um centro de recursos das várias áreas temáticas de modo a aumentar o leque de oferta ao seus utilizadores.


0 comentários:

Enviar um comentário